Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Introdução

A primeira reação da maioria das pessoas quando converso sobre as minhas caminhadas é de espanto.
A frase que mais escuto:
“Isso é uma loucura!"
Mas depois de 5 minutos de conversa, onde explico os meus motivos, às respostas são quase sempre as mesmas: 
- Vc. é uma pessoa de sorte
- Como eu gostaria de poder fazer o mesmo,  mas não posso e....
- Não tenho tempo...
- Vou fazer a mesma coisa quando me aposentar
- Eu não consigo andar tanto...
- Eu não aguento.
E muitas outras justificativas.
Sempre respondo que é uma questão de decisão e prioridades.
Que todos nós podemos caminhar.
A Regra primeira de qualquer Reide (longa excursão a pé, a cavalo, bike, etc) é sempre respeitar as suas potencialidades e limitações.
E quando me respondem que um dia irão fazer uma caminhada longa, digo que não se preocupem, pois quando chegar o momento elas o farão.  
Existe uma frase que li (escrita em uma grande pedra), no Caminho de Santiago de Compostela/ Espanha, que realizei no ano 2000, que diz o seguinte:  
"VOCÊ NÃO FAZ O CAMINHO,
É O CAMINHO QUE FAZ VOCÊ". 
E lhes digo mais:
Um dos maiores impedimentos para realização de nossos sonhos e desejos é o de NÃO ACREDITARMOS EM NÓS MESMOS E EM NOSSAS CAPACIDADES E POTENCIALIDADES.
Outro fato que impede muitos de buscarem os seus sonhos é a influência de pessoas pessimistas e derrotistas, que utilizam frases como:
- Isso é impossível e...
- Vc. nunca vai conseguir.....
- Vc. vai se estropiar todo....
- Isso é para gente que não tem o que fazer e .....
Entre os muitos ensinamentos do Cristo, tem um que se encaixa perfeitamente aqui:
Todo homem pode fazer o mesmo que eu e realizar os mesmos milagres, o que impede é a falta de FÉ. 
Por fim lhes digo que não penso em todo o trajeto, pois isso causaria desânimo. Todo dia ao acordar penso e visualizo apenas o trecho que terei de caminhar no dia. 

Os motivos que me levam a caminhar, são:
FÍSICO:
Depois do três e/ou quatro dias de caminhada, entre 10 e 12 horas por dia, todo sistema endócrino (Glândulas Pineal/Epífise; Pituitária/Hipófise; Tiroide; Timo; Supra Renais e Sexuais) começa a trabalhar mais e melhor.
Produzindo mais hormônios que melhoram todo o metabolismo e sistema imunológico e eliminam gorduras e principalmente toxinas.
No retorno muitas pessoas dizem que estou mais magro e com uma aparência mais jovem. O peso corporal geralmente se mantém estável. o que acontece é que eliminamos gordura e aumentamos a massa muscular.
Uma amiga, ao me ver depois que retornei da caminhada pela estrada Real (1100 km, e 34 dias), me disse que eu estava “um gatoso”, um gato idoso.

MENTAL E EMOCIONAL
Geralmente passamos por algumas fases que se sucedem durante a caminhada

Primeira fase;
A mente se encontra em estado de alerta, excitação e/ou tensão,
Para relaxar ouço música.
Em determinado momento a música começa a incomodar.
Desligo o rádio. Mas a mente continua inquieta.
Naturalmente e até inconscientemente começo a contar os passos, a ponto de saber quantos passos realizo por minuto e por hora e quantos são necessários para percorrer um km.
Neste momento a minha percepção do tempo muda: de hora para kilometros caminhados.
Esta fase pode durar de 2 a 3 dias.
Segunda fase;
A mente se aquieta um pouco e de repente entramos na fase de ruminante.
Começo a lembrar-me e trazer a mente cenas vividas há um mês, um ano, 5 anos, 10 anos e até mais.
A maioria são cenas tristes, de desilusão, atritos, brigas, erros e fracassos.
Lembro-me do que falei, ouvi e como agi ou reagi.
E os sentimentos vivenciados na ocasião, vêm a tona muitas vezes com uma força maior que a experimentada no passado.
Inicialmente colocamos-nos como vítimas transferindo para a outra pessoa a culpa e a responsabilidade. Então, aos poucos passamos a perceber as nossas faltas e erros e reconhecer que muitas das vezes somos os maiores responsáveis pelos desentendimentos, desencontros e atritos nos nossos relacionamentos.
Neste momento acontece uma coisa maravilhosa. Começo a ter um diálogo interno (mental) com a/ ou as pessoas.
E naturalmente peço PERDÃO E ME PERDOO, e uma sensação de PAZ, BEM ESTAR, LEVEZA e de LIBERDADE tomam conta do meu ser.
E o mais importante é que quando retorno da caminhada, me sinto forte o bastante, para procurar as pessoas e dizer as minhas conclusões pessoalmente. ou seja PEDIR PERDÃO e PERDOAR.

ESPIRITUAL
Nesta fase acontece algo divino.
Começo sentir o vento no rosto. Ouvir e perceber os sons e o silêncio a minha volta.
Neste momento eu simplesmente paro e Agradeço a DEUS, pela oportunidade de estar vivo, caminhando, pelas dádivas e dons recebidos e pelo que sou. 
Hoje entendo um pouco o significado da palavra CAMINHAR e o porque dos primeiros cristãos se auto denominarem, "Os Homens do Caminho" e a frase de Jesus, O Cristo, que li em um livro apócrifo: “SEDE UM VIANDANTE”

REGRAS E DICAS PARA UMA BOA CAMINHADA. 
Preparação Mental.
Com as caminhadas acontece algo parecido com uma viagem desejada.
Uma ou duas semanas antes começamos a sonhar com o caminho. A expectativa aumenta, porém a ansiedade diminui com a proximidade do dia da partida. 
Preparação Física
Criar o hábito de caminhar pelo menos uma hora diariamente.
Importante:
Alongamento antes de iniciar e ao terminar de caminhar.
Durante a caminhada: alongar a cada 2 ou 3 horas. 
Acessórios
Calçado confortável (bota ou tênis apropriados para Trekking). Particularmente prefiro botas.
Conjunto de meias: um par de meias finas e um par de grossas. Assim evita-se a formação de bolhas e calos, pois o atrito acontece entre as meias.
Bermuda térmica (evita assadura e machucados pelo atrito das pernas)
Camiseta confortável
Proteção para cabeça, (Chapéu proporciona maior proteção que o boné)
Capa de Chuva
Material para higiene pessoal e protetor solar.
Mochila; peso, no máximo, de 10% do peso corporal. 
Cajado: ajuda no ritmo do caminhar, além de ajudar nas descidas e subidas como ponto de apoio.
Com a passar dos dias, o cajado passa a fazer do corpo, como se fosse um membro a mais. O meu cajado esta comigo há mais de 10 anos e já caminhamos quase 8000 km.

Um comentário:

  1. Fernando...Não sei exatamento se fomos nós q encontramos vc ou se foi vc q nos encontrou..sei q aqueles minutos no posto nos deu muita força p continuar nossa caminhada até Aparecida.Cometemos alguns erros e acertos, mas conseguimos chegar por volta das 18horas...Aprendi que caminhar é diferente de caminhada, q temos q respeitar o limite do nosso corpo e q uma bota é melhor q um bom tenis...onde vc estiver receba nossas vibrações... Lucília e Sidney

    ResponderExcluir